topblog2012

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Emoção X Razão. Qual é a sua cenoura?


Uma mente mal informada é alienada
Uma mente bem informada é iluminada.

Muitos vivem através dessa imagem, no piloto automático, gostaria de relatar agora a principal armadilha do mundo moderno,  o  consumismo: Robert kyosaki explica fantásticamente esse conceito como a CORRIDA DOS RATOS:
(do original em inglês Rat race) , ela funciona assim: Um jovem casal ou uma pessoa solteira compram  uma casa, ou  um bem,  depois com o tempo seu pequeno salário de trabalhador proletáriado sobe, e seu patrimônio também sobe como um foquete da nasa e dá-lhe impostos, assim ele caiu na armadilha dos ratos, será escrava de seus bens, trabalhará para o governo, para o banco o resto de sua vida. O principal erro das pessoas mal instruidas financeiramente é comprar ativos achando que são passivos eu irei explicar: vejam só você NUNCA pode considerar seu carro, sua casa, seus bajulaques e supérfluos seus investimentos, pois eles tiram dinheiro do seu bolso na verdade ativo são coisas que te tragam renda e não tire de você.
   O mais engraçado é que as classes C e B ás vezes consomem mais artigos de luxos do que os milionários. As pessoas mal instruidas financeiramente cometem erros gravissímos contra o seu patrimônio como: não fazem uma planilha de economia pessoal e ao invés de ele adminstrar o dinheiro, o dinheiro o administra,  desprezam pequenos valores (podemos fazer grandes cifras com pequenos montantes), a algumas empresas que ficam milionários com alguns centavos a mais por dia de economia, a pessoa mal instruida perde dinheiro onde tem conta bancária pois o banco a considera uma pessoa do tipo PFB - pessoa fisica bobinha---que não questiona novos investimentos e taxas abusivas. Essa pessoa mal instruida também não dá a minima para negociação aceita qualquer preço que o produto esteja estabelecido.

A imagem é real pois muitos vivem correndo atrás da cenoura a vida inteira, a cenoura pode ser um salário baixo em um emprego que você detesta mas por ''comodidade'' continua nele, ou coisas que buscamos por mera ilusão.


Um comentário:

  1. “Você é livre para fazer as suas escolhas, mas é prisioneiro das conseqüências.(Pablo Neruda)

    ResponderExcluir